24 outubro 2011

23 de Outubro 2011 | Caminhada Santo Tirso

Apesar da previsão meteorológica ameaçar chuva, não houve receio e foram vários os caminheiros que apareceram para a caminhada pelo percurso "Histórico Pré-Industrial" de Santo Tirso. O frio fez com que mexesse-mos bem as pernas, mas mesmo assim houve que decidisse tomar um banho no que restava do Rio Leça. Cerca de 13 km com direito a belos panoramas, visita a locais de interesse arqueológico e montanhismo pelas margens do rio.

Informações sobre o percurso:
O Castro do Monte do Padrão, monumento nacional desde 1922, foi escavado pela primeira vez na década de 50, sendo de extraordinária importância científica, para o estudo do passado da região. A mais antiga ocupação registada no Monte do Padrão reporta-se ao Bronze Final, período cronológico, a que genericamente corresponde o período de formação da "Cultura Castreja".
O Rio Leça, que nasce no concelho de Santo Tirso, desde cedo foi alvo do aproveitamento da energia da água para moagem de cereais, serração e apisoamento de tecidos, tendo-se estabelecido vários moinhos e azenhas ao longo dos vários afluentes do rio.
Na localidade de Pereiras, verifica-se um notável exemplo de arquitectura pré-industrial, a serra hidráulica. Dedicada à serração de madeira para uso industrial e doméstico, recorria à força da água para mover o engenho de serrar. Com a sua reabilitação, tornar-se-á um pólo museológico das actividades pré-industriais do concelho.

(clicar nas imagens para aumentar)






Imagem alterada digitalmente.

2 comentários:

paula neto disse...

foi uma caminhada exelente , adorei. parabéns quem tive a ideia e organizou a caminhada, já estou á espera da proxima...

paula neto disse...

Há... a sede 100limites é bonita...
como somos 100limites temos de ter sedes 100limites para a senama temos de ter outra sede