Equipamento e cuidados

As caminhadas 100 Limites são isso mesmo: sem limites!
Não é rara a necessidade de trepar rochas, atravessar ribeiros ou saltar no meio da lama. Além disso, as condições meteorológicas também influenciam o tipo de caminhada e os cuidados a ter. Assim, há certos aspectos a ter em consideração:
  • Calçado: as sapatilhas ou botas devem ser confortáveis e com boa aderência a todos os tipos de piso (calçado com sola lisa ou desgastada é desaconselhado), devem proteger o tornozelo e o tamanho deverá ser um pouco maior que o usado normalmente, visto que os pés vão inchando ao longo do percurso. As meias devem ser macias, de preferência sem costuras e grossas;
  • Roupa: com calor, a roupa deve ser leve, fresca, de cores claras e deve ser usado um chapéu e óculos de sol; com frio, deve ser usada roupa de lã ou de fibra polar, gorro, cachecol, luvas e, em caso de chuva, um impermeável. As calças deverão ser desportivas e minimamente resistentes, caso se tenha que atravessar vegetação mais densa, com calor podem também ser usados calções, se a vegetação o permitir;
  • Mochila: fundamental; deve conter um cantil ou garrafa com água em quantidade adequada à temperatura do dia e distância e dificuldade do percurso (nunca bebidas açucaradas, refrigerantes ou alcoólicas, por causarem desidratação), alimentação (snacks energéticos para caminhadas curtas e sandes, fruta e chocolate para caminhadas longas), sacos para o lixo, kit de primeiros socorros e, se necessário, bússola e mapas.

    • Cuidados e equipamentos adicionais: em tempo de sol ou na neve, deve ser usado protector solar para proteger a pele dos raios UV; um cajado ou bastão de caminheiro podem também ser incluídos para ajudar na caminhada; GPS em caso de necessidade; pedómetro, para contagem de passos, distância e calorias queimadas; telemóvel (para chamadas em caso de emergência). Uma máquina fotográfica é sempre um bom acessório para registar os melhores momentos.

    » As informações para cada caminhada estarão sempre disponíveis, seja no blog, página do Facebook, email ou contacto pessoal. Cada pessoa deverá ter noção da sua condição física e resistência, evitando caminhadas em que julgue não conseguir fazer, seja pela sua distância, tempo, grau de dificuldade ou mesmo peso da mochila.